quarta-feira, 30 de outubro de 2013

4 Dicas para evitar desperdícios no seu restaurante



É muito comum perdas nos restaurantes relacionados à mão-de-obra. Uma das tarefas do administrador que exigem bastante do seu potencial é a de manter uma equipe coesa e focada na produtividade. 

Veja que com dicas simples é possível tornar sua equipe mais produtiva:

Dica 1
Permita que seus colaboradores treinem em vários setores do restaurante. Esta atitude favorece para que o funcionário possua um amplo conjunto de habilidades e possa preencher funções extras no caso da falta de algum funcionário.
Dica 2
Avalie constantemente a performance dos seus colaboradores. Avalie todos os processos realizados por eles e os treine para torná-los mais eficientes e mais ágeis em suas funções. Por exemplo: verifique durante a operação o tempo gasto pelo garçom para lançar o pedido no sistema, ou o tempo gasto para o pedido do cliente chegar até a mesa. Encontre pontos falhos e atue diretamente no problema.
Dica 3
Esteja sempre atento ao horário de trabalho de seus colaboradores. Mão-de-obra parada significa perda de dinheiro. Mesmo que seus colaboradores tenham terminado suas funções sempre há tarefas a serem executadas, como organizar uma gaveta, limpar algumas arestas sujas, ou até mesmo realizar algum treinamento ou reunião com a equipe.
Dica 4
É importante que o relógio de ponto dos colaboradores esteja alinhado com horário do restaurante. É importante instruí-los a cumprir apenas o horário estipulado. Não permita que o ponto seja feito com excessos ou falta de horas a menos que negociados anteriormente.
Com informações do site Gestão de Restaurantes

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Vem aí o primeiro Smartphone com tela curva!

O primeiro smartphone com tela curva da LG foi finalmente lançado e, assim como o Galaxy Round, o modelo de tela curva da concorrente Samsung, o LG G Flex não ganhou nenhum grande evento ou ação de marketing para seu anúncio.
Segundo a LG, o G Flex abre um "mundo de inovações de design no mercado de smartphones". Ao contrário do Galaxy Round, o G Flex é curvo no sentido vertical (da parte superior à inferior) e não horizontalmente. A empresa afirma que este formato é mais confortável para usá-lo como telefone e proporciona uma imersão maior na imagem para assistir vídeos.



O LG G Flex tem hardware de um top de linha. Tela de 6 polegadas com resolução 720p, processador quad-core Snapdragon 800 de 2,26 GHz, 2 GB de RAM, câmera de 13 MP traseira e 2,1 MP frontal e bateria de 3.500 mAh. O peso é de 177 gramas e a espessura vai de 7,9 mm a 8,7 mm em alguns pontos do aparelho.

Aparentemente, assim como a Samsung baseou o Galaxy Round no hardware do Galaxy Note 3, a LG baseou o G Flex no hardware do LG G2, incluindo até mesmo os botões de volume na parte traseira do aparelho.
A parte traseira, aliás, merece uma menção especial. A LG afirma que ela é revestida com um material especial que se "auto-regenera", comparando-a aos poderes de cura do Wolverine, dos X-Men. Isso significa que qualquer risco feito nela desaparece em alguns poucos minutos. Mas esse é o tipo de coisa que veremos o quanto é significativa apenas nos testes com o aparelho em mãos.

Os recursos de software incluem o "Swing Lockscreen", que usa um efeito de paralaxe para mover a tela de bloqueio na direção da curva, e o modo Dual Window, para quem usa muito o multi-tarefa. Infelizmente, o software não parece tirar muito proveito da tela curva, e aparentemente nem a Samsung e nem a LG ainda entenderam muito bem quais os benefícios desse tipo de tela em um smartphone.

O maior problema do LG G Flex é que ele é uma incógnita, e pode pagar seu preço pelo pioneirismo. Não há como saber se ele é realmente mais confortável e melhor sem colocar as mãos nele antes. E isso não deve acontecer muito em breve, já que o G Flex será lançado apenas na Coréia do Sul em novembro, sem data para estreia em outros países.

Com informações do site Canal Tech

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O lançamento da Qualcomm, o relógio inteligente Toq fica para 2014

O relógio inteligente Toq, desenvolvido pela Qualcomm, deverá ser lançado com atraso –  a previsão inicial era em outubro deste ano – mas possivelmente o aparelho deverá sair em edição limitada apenas no início de 2014 no mercado americano. O custo do gadget não foi divulgado, mas segundo o vice-presidente de marketing da empresa Tim McDough é “compatível com o mercado” e deve custar cerca de US$ 300.



O dispositivo de pulso que pode tocar música e lidar com telefonemas e mensagens marcam a entrada da fabricante de chips em produtos eletrônicos de consumo. A empresa, que domina o mercado mundial de processadores de aplicativos para smartphones e tablets, apresentou o dispositivo em setembro na IFA, em Berlim.

A tecnologia inovadora do aparelho, uma bateria que dura dias, no entanto não será utilizada nos outros processadores da marca utilizados em tablets e smartphones. “São tecnologias, diferentes, no relógio a tela tem que ficar ligada o tempo inteiro, o tamanho do aparelho é diferente, não sào teconologias compatíveis”, disse o vice-presidente sênior de produtos Raj Talluri.

O aparelho, que possui tecnologias da tela Mirasol, da recarga WiPower LE e do Bluetooth estéreo, não é o primeiro teste da empresa no setor de hardware e não deve mudar o foco da empresa – de desenvolvimento para fornecedores para venda para o consumidor. A empresa atua no desenvolvimento de chips para equipamentos móveis há 27 anos e atualmente é a principal desenvolvedora dos processadores usados nos celulares do mundo.

Segundo McDough, essa estratégia serve para mostrar para as companhias parceiras que há potencial para a produção de novos. “Não estamos divulgando, mas sempre produzimos esses hardwares pra incentivar as outras empresas a investirem nos produtos. É a nossa maneira de mostrar que isso é possível e que devia ser feito, que já há tecnologia disponível”, aponta.

Com informações do site Terra Tecnologia.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Móveis inovadores para modernizar seu restaurante

É notável que as pessoas estão frequentando cada dia mais os restaurantes, e têm trocado o conforto das suas casas pela comodidade de uma comida gostosa e pronta.

Isso faz com que os restaurantes tenham que se adaptar e ficar cada vez mais confortáveis, práticos e seguros para seus clientes.

Pensando nisso o SESI e o SENAI criaram o Projeto Design Seguro para desenvolver uma linha de móveis inovadores.

Foram criados alguns móveis para esse projeto: a Cadeira Orvalho, a Mesa Mangue e a Cadeira Camaleão.

A Cadeira Orvalho vem com uma fissura no encosto para colocar bolsas.



A Mesa Mangue possui dois tampos de vidro, o tampo de baixo é usado para acomodar pequenos objetos pessoais dos clientes.



A Cadeira Camaleão foi projetada para mudar de encosto sem trocar a cadeira.




Com informações do site E Mobile.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Os benefícios da organização no ambiente de trabalho

Manter a organização no ambiente de trabalho é muito importante para qualquer profissional que queira ter mais produtividade e qualidade, pois garante às pessoas melhores condições de vida e facilidade no dia-a-dia, além do conforto e limpeza.

A desordem pode causar muitos atrasos e até situações desconfortáveis, como a perda de tempo, por exemplo, quando é preciso encontrar algo como um documento, um número de telefone anotado ou até mesmo um simples lápis. Essa desorganização implica no rendimento do profissional e acaba afetando o seu humor e a sua saúde, além da possibilidade de desentendimento ou desgaste com outras pessoas.

Para garantir que o ambiente de trabalho esteja adequado é necessário fazer uma avaliação de tudo que existe lá. Precisa-se entender que muitas coisas não estão sendo utilizadas e podem ser descartadas ou, até repassadas para profissionais de outros setores da empresa. A partir dessa “limpeza” faz-se uma organização de tudo que é realmente necessário e usado constantemente. Todos os objetos devem ter o seu devido lugar e sempre que forem utilizados devem voltar para o local original.
Num tempo onde a tecnologia prevalece e muitos documentos e arquivos são digitais, não se pode deixar de lado a ordem também das ferramentas que utilizamos, como, por exemplo, os e-mails, arquivos, pastas e agendas. Essa prática garante praticidade e segurança de ter todos os dados importantes no momento em que for preciso encontrá-los.

Além de tudo que já foi citado, é preciso lembrar também da organização pessoal, em ações simples como ter a  agenda em dia, não se atrasar para compromissos, reuniões e tarefas.

Com informações do site B.I International

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Como melhorar o seu processo de estocagem

Se constantemente no estoque do seu estabelecimento você procura por produtos e não os encontra ou depara-se por várias vezes com produtos estragados,  significa que seus processos de estocagem devem ser revistos, pois seu estabelecimento está perdendo dinheiro. Para muitos gestores o controle do estoque é algo difícil de ser administrado, mas o mais difícil mesmo não é criar ou programar processos, mas sim fazer com que estes processos sejam realizados diariamente.



Seguem algumas recomendações para você que deseja programar um bom processo de controle de estoque em seu restaurante

1. Crie um formulário de pedido para cada categoria do estoque, como carnes, produto de mercearia, bebidas, material de limpeza e etc.

2. O formulário de pedido deve incluir colunas como descrição, quantidade, unidade (kg, lt, gr, un),  tipo de produto, observação, pessoa solicitante, visto do conferente, data da solicitação.

3. Os itens pedidos no formulário devem ser organizados de acordo como são organizados no estoque. Isto facilita a separação e o processo de organização do estoque. Arrume os alimentas na sequência: seca, refrigerada e congelada.

4. Decida quantas vezes e em quais dias você vai fazer o pedido de produtos para cada categoria. Por exemplo:
Refrigerante, cerveja e vinho: segunda-feira.
Produtos e laticínios: duas vezes por semana
Carnes e frutos do mar: duas vezes por semana
Mercearia: segunda-feira
Hortifruti: Diário

5. Faça uma média do consumo de cada item e deixe anotado em uma planilha. Isto o ajudará no momento das compras para não comprar demais nem de menos. E faça sempre o planejamento das compras pensando no consumo do final de semana.

6. Não deixe de organizar os produtos por datas de validade ou utilizando o PEPS (Primeiro a Entrar é o Primeiro a Sair)

7. Designe uma pessoa específica para manusear o estoque. Caso isto não seja possível designe pessoas por setor, mas não permita que o estoque fique sempre aberto com livre acesso.


Com informações do site Gestão de Restaurantes

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

7 dicas para administrar bem um restaurante

O empresário Daniel Mendez conta como agir para que o empreendimento seja bem-sucedido

Restaurantes são alguns dos empreendimentos de mais difícil sobrevivência no mercado. Quando conseguem se manter ativos por tempo o suficiente para alcançar um certo sucesso, porém, podem ser negócios de grande rentabilidade. Veja abaixo algumas estratégias práticas que  para ser bem-sucedido na administração do seu restaurante:



1.Ponha o investimento na conta - Na maioria das franquias de alimentação, o investimento não é levado em conta como parte dos custos.  Não se engane. O custo de investimento tem que ser colocado na conta mensal. Quando você calcula a sua margem de lucro, o que costuma computar como despesa? O custo com mão de obra, matéria-prima, embalagens, mas sem considerar o valor do investimento inicial? Aí é que está a pegadinha da franquia. Você pode estar pagando para trabalhar enquanto amortiza o investimento.

2.Custo se mede diariamente - Em outros setores pode ser diferente, mas no segmento de restaurantes, o acompanhamento diário de custos é fundamental, principalmente por conta do desperdício - produtos jogados fora, embalagens mal fechadas, óleo queimado, etc -. O custo com o pessoal , como pagamento de hora extra e falta de funcionário naquele dia , também precisa ser calculado diariamente. Calcule a diluição dos custos de trabalho pelos dias em que o ponto está aberto – de 20 a 24 dias por mês se for na rua e até 30 por mês, se for no shopping. A margem de 20% que se busca no fast food depende de dois fatores: faturamento e administração da curva de custos. O ideal é abrir no dia sabendo o custo do anterior, pois assim você descobre o problema logo que ele aparece.  Por exemplo, digamos que a máquina de óleo da fritadeira esteja desregulada. Se ontem o custo subiu porque você desperdiçou batatas queimadas, o problema aparece logo e é resolvido. Controle de custo gera eficiência.

3.Treinamento e atitude da liderança - Todo treinamento é bom, mas o melhor de todos é a atitude da liderança. Na questão da limpeza isso fica muito claro. Se o gerente é descuidado, certamente os seus funcionários também serão. Manuais de prática são importantes no processo de capacitação e educação dos colaboradores. Mas se o indivíduo que ocupa o cargo de liderança for antipático fica difícil ensinar a equipe a atender com um sorriso no rosto. Um índice considerado ideal é se usar ao menos 10% das horas trabalhadas em treinamento. Por exemplo, um restaurante que funciona 44 horas por semana, precisa investir 

4 horas semanais em treinamento dos colaboradores. Esses momentos servem também para repactuar com a equipe questões como valores e metas. O fim do expediente é bom para combinar as metas do dia seguinte, avaliar resultados e ouvir as pessoas.  O líder tem que ouvir mais do que falar. Minha dica é fazer 20 minutos de treinamento no início do dia e 10 no final. Vale a pena.

4. Segurança no trabalho - Segurança no trabalho começa com o básico, a postura do funcionário. Uma pia baixa, por exemplo, pode deixar o funcionário corcunda. Isso provoca lesão por esforço repetitivo (LER).  Quem quer um restaurante sem acidentes tem que pegar a planta baixa e aplicar um mapa de risco. Abrir uma lata é uma operação de risco, assim como fritar batatas. É fundamental o uso de equipamentos de proteção individual, como luvas de malha de aço e óculos de proteção. Esses alertas têm que ser repetidos em todos os treinamentos. Mais ainda do que falar é importante mostrar. Em cima da fritadeira, coloque um cartaz com quatro ou cinco dicas de como manipular e limpar a máquina com segurança.  Algumas franquias têm indicadores de acidentes, mas a maioria não. É um risco. Se você não fizer este controle, o INSS fará por você.

5.Gestão de tributos e encargos - Quando se trata de impostos e encargos trabalhistas tenha sempre acompanhamento especializado. Se o seu restaurante é parte de uma franquia peça ajuda. Se não é, contrate uma consultoria contábil e tributária. Mesmo seguindo todas as normas é preciso ter um profissional que você possa consultar a cada três meses se atualizar. Afinal, um passivo fiscal grande pode inviabilizar seu negócio. As leis trabalhistas também mudam com freqüência. É difícil ficar por dentro das novidades, acompanhar a pauta do sindicato e ainda evitar pegadinhas como a do cartão de ponto. Quando trabalha mais de seis horas, o funcionário precisa ter uma hora intermediária de parada e obrigatoriamente, ela precisa ser marcada no cartão de ponto. Não adianta registrar um horário britânico, como por exemplo, exatamente do meio-dia à uma da tarde, todos os dias. Até mesmo porque ninguém é relógio. Um juíz do trabalho pode desconfiar que é mentira.

6.Operação mãos limpas - Mais de 90% das intoxicações alimentares são causadas por mãos sujas. Seja qual for a causa, limpeza é fundamental. Um recurso simples que pode ser adotado para fazer com que as pessoas não esqueçam de lavar as mãos, é um relógio com alarme que toca à cada 20 minutos para criar uma rotina. Quando o alarme dispara, todos param para lavar as mãos. Também é muito importante controlar constantemente a temperatura do lugar onde o alimento é armazenado. Se os congelados devem ficar entre - 4 e -18 graus, o freezer não pode ficar acima dos quatro graus negativos nem por um minuto. E atenção aos prazos de validade.  Se a Vigilância Sanitária encontrar um único produto vencido, o responsável pelo restaurante pode ser até preso. Por isso, o controle deve ser constante e diário.

7.Pergunte ao cliente e responda - Ouvir o cliente é fundamental. Mas existem jeitos e jeitos de pedir a opinião dele. Cuidado se for usar uma pesquisa por escrito, porque ela pode se virar contra você, caso não seja dada uma resposta ao cliente insatisfeito. O ideal é responder um por um. Mas como fazer isso se houver mil formulários preenchidos? A pesquisa espontânea é a melhor. Basta apertar um botão no final da refeição. O modelo mais conhecido é o das quatro carinhas: ótimo, bom, regular e fraco. Outra dica é analisar o que o cliente deixa no prato, o chamado índice de resto ingesta. Várias metades de hambúrguer jogadas fora indicam falta de qualidade. Rejeição também se mede pelo peso do lixo. Se a meta é de 25 gramas por cliente, o que passar disso, pode indicar problema de qualidade. 

Por fim, uma tendência é tirar o pessoal da cozinha e trazer para o salão do restaurante. Assim, quem prepara a comida pode ouvir reclamações e elogios direto do cliente, gerando uma motivação ou mudanças de atitude.


Com informações do site Administradores 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

4 dicas para deixar sua empresa mais sustentável



Para alcançar competitividade no mercado, é fundamental estar atento ao impacto da empresa no ambiente e na sociedade

Diante de um cenário de constantes mudanças climáticas, a sociedade cobra das empresas atitudes que levem ao desenvolvimento sustentável. A preocupação com a sociedade não é mais tarefa exclusiva de grandes corporações.

Estar alinhado com esse pensamento é requisito básico para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do seu porte, natureza e segmento. Para acompanhar as tendências de gestão e alcançar competitividade no mercado, as micro e pequenas empresas precisam investir em sustentabilidade.

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) traz orientações para a estruturação de práticas sustentáveis, que pressupõem o reconhecimento da comunidade e da sociedade como partes interessadas de uma empresa. Veja a seguir quatro sugestões para uma gestão mais verde.

1 - Faça um raio x da empresa Em um primeiro momento, a companhia deve mapear as atividades que podem gerar impactos negativos ao meio ambiente e tratá-los de forma planejada, estabelecendo metas para eliminar, minimizar ou compensar tais consequências. Entre esses impactos, estão o consumo não controlado de água, energia elétrica e combustível, e também o descarte incorreto de sobras de produção, lixo, lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressora e embalagens.

2 - Prepare-se para o inesperado Também é essencial estar pronto para eventuais acidentes ou situações de emergência: a ideia é adotar uma ação planejada e eficiente, minimizando o impacto desses acontecimentos. Nesse sentido, recomenda-se realizar treinamentos de situações emergenciais e documentar seus resultados, para saber qual o nível de preparação da empresa.

3 - Conheça a legislação Para que a empresa tenha uma ética e correta, é preciso estar ciente da legislação ambiental na área em que está localizada. Também é importante manter-se atualizado em relação às exigências legais aplicáveis aos seus serviços, 
produtos, processos e instalações. 

Assim, torna-se mais fácil atuar de 
forma proativa, tratar pendências e evitar eventuais sanções.

4 - Tome a iniciativa Se o empreendedor quiser se destacar entre a concorrência e construir uma imagem positiva perante o mercado e a sociedade, é fundamental que crie projetos de forma voluntária. 

Pode ser interessante desenvolver parcerias para a implantação ou apoio de ações que contribuam para a solução de grandes problemas mundiais, como o aquecimento global, a recuperação de ecossistemas, a minimização do consumo de recursos naturais, a reciclagem e a reutilização de materiais, entre outros.

Com informações do site Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Drible o mal estar matinal


O jeito como você inicia o expediente pode determinar o sucesso (ou não) do seu dia de trabalho. Veja sete ações para garantir um dia de trabalho melhor

Mas é possível tomar algumas medidas logo no início do expediente para garantir equilíbrio e produtividade até o minuto final.

1 - Tome café da manhã

Um excelente expediente começa muito antes de você sair da sua casa. Rejeitar a “soneca” do celular, tomar a decisão de acordar disposto e de se arrumar são atitudes fundamentais para chegar bem ao ambiente de trabalho.

Na lista de tarefas fundamentais para fazer antes de sair de casa (ou enquanto ruma para o escritório) está tomar café da manhã. Sim, isso mesmo. Pular esta refeição pode ter efeitos nefastos para seu humor, concentração e produtividade, afirma o doutor Artur Zular, diretor científico do Instituto Qualidade de Vida.

“Se não, a pessoa vai trabalhar com hipoglicemia. As funções cognitivas ficarão prejudicadas. Pessoa com fome fica irritada, com dor de estômago ou de cabeça. Ele senta na mesa já ‘estragado’”, descreve o médico.
Deixar para comer no trabalho também não é a melhor opção, diz o especialista. “Com essa tal “Lei de Murphy”, ele pode não conseguir comer. E a pessoa passa a se portar como vítima, quando, na verdade, faltou planejamento”, afirma.



2 - Chegue no horário (ou antes)

Pode parecer óbvio, mas muita gente se esquece desta premissa básica para o dia de trabalho. Quem chega atrasado, já chega “inadimplente”, brinca o doutor Zular. “O atraso gera uma condição psicológica desfavorável, você acaba se focando em questões não ligadas à carreira porque você está preocupado em se justificar”, diz Fernando Colella, da consultoria Café com Coaching.

Bem sabemos que imprevistos acontecem (é o trânsito que empaca, o ônibus que não passa ou o carro que não pega), mas é essencial se antecipar a cada um deles. Como? “Planeje chegar 15 minutos antes, aí você não precisará justificar nada, nem inventar”, afirma Zular. E se a disciplina é seu "calcanhar de Aquiles", veja neste vídeo como ser mais disciplinado.

3- Fale bom dia e sorria

“Investe-se milhões em ações para melhorar o clima organizacional, mas quem realmente muda isso são os próprios colaboradores no dia a dia”, diz Zular. E isso começa desde cedo – com o real desejo de que o outro tenha um bom dia, afirma o pesquisador. E não se esqueça de sorrir neste percurso: “Cem músculos são mobilizados em um sorriso. O cérebro interpreta a mímica facial positivamente e o dia passa a ser diferente”, afirma o médico.

4- Beba água

Enquanto o computador é ligado, aproveite para encher uma jarra de água e cuidar das suas questões fisiológicas. “A desidratação diminui a capacidade de trabalho, afeta o raciocínio, a crítica e a memória”, diz o médico. O ideal é sempre ter uma garrafa ou um copo à mão para ir se hidratando ao longo do dia. “Quanto você sente sede, já está com 5% de desidratação”, afirma Zular.



5 - Deixe a mesa organizada

Mais um hábito para adicionar à rotina: agora, antes de deixar o escritório, deixe sua mesa em ordem. Isso fará toda a diferença no dia seguinte, dizem os especialistas. “Mesa desorganizada é um estressor”, diz André Caldeira, da Propósito.

6- Faça uma lista de tarefas

Chegou a hora  de planejar seu dia. “Antes da ação, o primeiro passo é a organização”, afirma Colella. Para isso, comece listando o que ficou pendente do dia anterior. Depois, elenque as atividades urgentes e importantes, e por aí vai.
A dica é definir quais são as prioridades e estimar o tempo de execução para cada uma delas. “Você tem que começar por aquilo que tem que ser feito, não pelo que é mais gostoso”, diz Colella.
Mas não se esqueça de dar espaço para o imponderável. “Nosso planejamento deve ser flexível. Você precisa ter em mente que alguém pode interromper você. Então, é preciso ter esta margem de segurança de tempo na agenda”, afirma Alexandre Barbosa, autor do livro “Construa seus sonhos” (Editora Thomas Nelson).



7- Aproveite o período em que você está mais focado

E o mais importante: não demore muito para “dar a partida” de fato no expediente. Muita gente chega no trabalho, mas leva um bom tempo para começar a trabalhar de verdade. No lugar de já focar na ação, há quem perca tempo atualizando status nas redes sociais, checando a vida alheia na internet ou, simplesmente, batendo um extenso papo no café.
“Com isso, elas perdem o período que tem mais foco. Depois das 10h, por exemplo, todo mundo já chegou e as chances de dispersar são maiores”, diz Barbosa. Captou? Então, boa sorte no dia de hoje.


Com Informações do Site Exame.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Conheça alguns aplicativos essenciais para as empresas

Começar um negócio pode ser uma empreitada desafiadora, mas mantê-lo em ordem é fundamental na busca pelo sucesso. Mesmo as pequenas empresas precisam de um planejamento minucioso das tarefas rotineiras. Compartilhar e proteger documentos importantes, organizar reuniões, calcular horas trabalhadas e registrar gastos são algumas delas. Se você não sabe por onde começar ou apenas precisa de uma forcinha, esses aplicativos poupam um valioso tempo e facilitam a organização de uma startup.

Hootsuite – Organizar a programação das redes sociais não precisa ser um trabalho ardiloso. Com esse aplicativo, é possível gerenciar as contas de redes sociais como Facebook, Twitter, Google + e LinkedIn em uma única plataforma. Ainda é possível agendar horários específicos para cada post, encurtar url e gerenciar estatísticas de audiência. Disponível em versões gratuitas e pagas para iPhone, iPad e Android.


Dropbox – O aplicativo permite armazenar e fazer backup de arquivos nas nuvens, ou seja, não ficam salvos na memória física do dispositivo do usuário, permitindo o acesso de qualquer lugar e o compartilhamento com qualquer pessoa. O serviço oferece ainda a opção corporativa com gerenciamento de equipe e fluxo de trabalho. Gratuito para Android, iPhone, iPad, BlackBerry e Kindle Fire.


Google Drive – Crie, armazene e compartilhe planilhas, apresentações, enquetes e documentos em diversos formatos. Os arquivos podem ser editados colaborativamente por múltiplos usuários ao mesmo tempo e suas alterações são salvas automaticamente. É possível acrescentar comentários e interagir com a equipe em um bate-papo. Disponível para Android, iPhone e tablets.


Prezi – A ferramenta, disponível em português, permite a criação e projeção de apresentações dinâmicas e multimídias. O aplicativo também permite a edição colaborativa por mais de um usuário e o acesso em diferentes locais do mundo. Disponível para iPad e iPhone.


GoToMeeting – Faça reuniões sem se deslocar. Apresente e colabore em uma videoconferência diretamente do seu computador com VoIP gratuito e teleconferência integrada. Disponível para PC e Mac.



Expensify – Mantenha o registro das despesas de sua empresa em ordem, mesmo quando estiver em viagens de negócios. A plataforma permite digitalizar recibos, importar registros bancários, criar categorias para as despesas e até converter valores em diferentes moedas. O aplicativo, que funciona offline, tem integração com outros serviços como Dropbox e Evernote e é disponível gratuitamente para iOS, Android, BlackBerry, e Windows Phone.


Com informações da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.




quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Como se tornar um bom líder do século XXI?


Saber lidar com pessoas, ter espírito de equipe, sair do lugar comum, enfrentar desafios, são algumas das qualidades exigidas para se tornar bom líder hoje

Poucos sabem mais existe uma grande diferença entre chefiar e liderar uma equipe. Chefe á pessoa capaz de administrar funções, líder é aquele que inspira outros da equipe e influencia no bom resultados das tarefas.

É possível sim a empresa “construir” um líder, claro que ele já nasce com algumas aptidões em seu DNA, mas a forma como a corporação lhe impõe desafios faz com que esse líder aperfeiçoe seus pontos fortes e melhore os “fracos”.

O líder precisa também saber trabalhar com diferentes tipos de funcionários, pressões, metas e eventuais demissões. Ele não precisa nascer para esta função, mas pode se tornar um líder excepcional se tiver o acompanhamento certo.

Pessoas que só sabem dizer “sim”, não são ideais para serem lideres ou gestores. As empresas querem e necessitam de profissionais para estes cargos que saibam debater e questionar nos momentos devidos e não de marionetes que apenas cumpram ordens.

Nenhuma empresa funciona sozinha, e por mais que o líder seja excelente em todas suas aptidões sem uma equipe ao seu lado ele não terá resultado positivo. Logo uma de suas funções é instigar os que estão ao seu redor, o sucesso nunca será apenas de um, mas de todos, e é isso que alguns não entendem, acham que por ser líder tem um poder soberano.

O líder ideal trabalha em parceria com os demais da equipe e não como se ele fosse melhor que alguém.

· Promova discussões e debates, o pensamento crítico e criativo, a liberdade de pensar sem medo de censuras ou mesmo de perder o emprego.

· O verdadeiro líder está sempre à procura de colaboradores que pensam de maneira diferente e que são por natureza curiosos e questionadores. Pois, ele sabe que precisa se cercar de pessoas que ambicionam romper os padrões estabelecidos para começar novas idéias.

· Respostas rápidas em geral não são as melhores, pessoas com este tipo de raciocínio não examinam as questões que lhes são postas com profundidade, com isso o resultado final pode ser comprometido.

· Não tenha medo de mudar sua opinião, essa atitude não ira te dar mais ou menos “poder”.

· Não tenha medo de admitir erros perante a equipe, todos somos passíveis de erros.

· Encorajar os colaboradores a questionarem absolutamente tudo na organização. Nada deverá ser deixado de lado ou para depois.

· Estimular os indivíduos a pensar e expressar suas ideias e pensamentos.

· Orientar as pessoas para que usem sua mente de maneira crítica e questionem diariamente suas “ideias preconcebidas”. O profissional que tem medo de pensar tem a sua mente enferrujada prematuramente.

Com informações do Administradores.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Restaurantes de fast food investem em alimentos nutritivos


Cada vez mais brasileiros comem fora de casa e, na urgência exigida pela velocidade do dia a dia, precisam almoçar cada vez mais rápido. Se esse não é um hábito lá muito saudável, é uma boa notícia para as franquias de fast food instaladas no país.

Segundo dados da consultoria Data Popular, de 2011, 65,3% da população do país almoça em restaurantes. Para atender essa demanda, em média dois restaurantes de fast food são abertos diariamente no país. A informação vem da pesquisa “Impacto do Franchising na Economia Brasileira - 1º semestre de 2013”, da consultoria Rizzo Franchise. Entre janeiro e junho deste ano, foram criadas 344 franquias de fast food no Brasil, totalizando 12.533 lojas no segmento.

A pesquisa apontou que o setor movimentou, em 2012, R$ 8,3 bilhões, totalizando um crescimento de 8,7% em relação a 2011, e gerou 9.442 novos empregos diretos.

Para adaptar-se à rotina corrida dos brasileiros, sem deixar de atender aos padrões exigidos pela Organização Mundial de Saúde, os restaurantes de fast food têm investido, cada vez mais, em alimentos nutritivos. Para a nutricionista Deborah Lopes, as adaptações saudáveis trazem benefícios para ambas as partes: “Os restaurantes lucram com o aumento de consumidores e, por sua vez, os clientes passam a se alimentar melhor, porque passam a incluir elementos importantes em suas refeições, como verduras e legumes, que garantem um bom funcionamento do aparelho digestivo e ajudam a evitar doenças do coração e câncer, além de afastarem o risco de obesidade”.

Com informações da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Estudo revela que as empresas devem ter um bom relacionamento com seu público-alvo


Em tempos de redes sociais, um único consumidor é capaz de espalhar sua insatisfação nas redes e manchar a imagem de uma empresa, podendo gerar prejuízos devastadores. Já um cliente satisfeito gera lucro, torna-se fiel, mais propenso à recompra e passa a recomendar a empresa a amigos e familiares.

Tais afirmações foram comprovadas por meio de estudo que realiza o cruzamento dos indicadores satisfação, propensão à recompra e recomendação, revelando os principais atributos que podem deixar o consumidor satisfeito ou insatisfeito nos setores mais representativos da economia brasileira: varejo, telecomunicações, financeiro e produtos tecnológicos. Denominado de Consumer Commitment Index (CCI), o levantamento foi realizado pela Bridge Research e Officina Sophia Retail com seis mil consumidores.

Uma boa ou má experiência de compra e uso de determinado produto ou serviço pode se espalhar rapidamente e gerar reflexos positivos ou negativos na receita das empresas. “Para conquistar, reter e encantar seu público-alvo, as empresas devem ser transparentes e cumprir o que prometem, serem sensíveis às necessidades peculiares de cada cliente e atenderem com atenção, rapidez e qualidade”, revela o especialista internacional em relações de consumo, Roberto Meir.

De acordo com Meir, as empresas precisam investir mais no relacionamento e na proximidade com o seu público-alvo para que ele fique satisfeito e traga retorno efetivo. “O potencial lucrativo que clientes encantados podem gerar para uma empresa passa pelo processo de fidelização do consumidor. Garantir uma experiência de compra inesquecível positivamente gera capacidade de encantar até os mais exigentes. E cliente encantado não só fala bem da empresa como faz questão de recomendá-la, mesmo que ninguém pergunte”, explica o especialista.

De acordo com o estudo, o setor de tecnologia é o que possui os melhores índices de satisfação, pois os fabricantes têm menos contato direto com os consumidores e o usuário só as procura quando enfrenta algum problema. A satisfação dos clientes de telefonia caiu, sendo que 39% deles tiveram problemas com sinal, tarifas, banda larga ou TV paga. Já os clientes do setor financeiro estão mais satisfeitos, o que demonstra que as instituições aperfeiçoaram o atendimento.

A pesquisa mostra também que a lealdade de um cliente com uma empresa muitas vezes independe da satisfação. “Em alguns casos, a pessoa pode estar refém da empresa ou considerar mais fácil continuar com os serviços da companhia do que trocá-lo, mesmo diante de uma situação negativa”, finaliza Roberto Meir.

Com informações do Administradores.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Veja quais são os passos principais para transformar o funcionário em sócio


Encontrar um bom sócio não é uma tarefa fácil. Mas pode ser que ele esteja bem diante dos seus olhos. Já conhecedor do potencial da empresa, o funcionário de confiança e ótimo desempenho pode ser um grande aliado na hora de compartilhar os bônus e os ônus da sociedade. A distribuição de cotas é uma boa forma de reter os talentos-chave para o crescimento da empresa, especialmente quando esta ainda não tem condições de concorrer com os salários oferecidos pelas grandes corporações.

Conheça a seguir os passos principais para transformar um funcionário em sócio:

1. Planeje a promoção

Alguns empreendedores já começam a estruturar a política de participação de cotas desde o plano de negócios. É fundamental incluir no plano as regras de elegibilidade, o porcentual total de ações que poderão ser outorgadas aos funcionários, o período de carência para o empregado tornar-se sócio, as regras para remuneração e os gastos com questões jurídicas. Outra providência recomendável é formar uma assembleia para definir normas e políticas da promoção.

2. Escolha quem será o novo sócio

A princípio, o funcionário mais indicado é aquele que está totalmente alinhado com a cultura da empresa e apto para liderar pessoas, além de estar disposto a assumir novas funções e aprender sobre governança corporativa. Outros parâmetros importantes são a vocação empreendedora do colaborador e a confiança depositada nele pelo empresário.

3. Encare a burocracia

É preciso rescindir o contrato de trabalho anterior e alterar o contrato social da empresa, já que haverá inclusão de um novo membro na estrutura societária. Ao mesmo tempo em que termina o vínculo empregatício daquele funcionário, suas novas responsabilidades e rendimentos são definidos internamente e aprovados em assembléia. Para garantir que todos os detalhes sejam devidamente discutidos, é recomendável que se elabore um acordo de acionistas, com valor jurídico. A partir do ingresso na sociedade, o novo sócio-administrador passara a receber pró-labore, participar dos lucros e perdas da empresa e responder legalmente por esta.

4. Delegue um novo papel

Na condição de sócio, o ex-empregado terá que assumir novas funções. Além das vantagens, precisará arcar também com os ônus – maior responsabilidade e remuneração incerta estão entre eles. A disposição para participar tanto do lucro quanto do prejuízo demanda uma mudança de mentalidade. Caberá aos antigos sócios abrir espaço para a atuação do recém-chegado, que precisa ser inserido no planejamento estratégico. Isso não significa, entretanto, que o novo cotista não possa continuar exercendo as funções que antes eram de sua alçada. Ele até pode mantê-las, desde que renovadas, seja em termos de maior poder de decisão, autonomia ou abrangência.

Com informações da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Aprenda a falar bem em público


Recente pesquisa realizada pela Fuqua School of Business, da Duke University, nos EUA, sugere que presidentes de grandes empresas com vozes mais graves estão mais propensos a ter sucesso. Foram comparados a remuneração anual, o tamanho da empresa e a estabilidade no cargo ao potencial da voz de 792 CEOs do mercado norte-americano. “A boa notícia é saber que a voz, o estado emocional e a postura corporal podem ser lapidados para que se tenha mais segurança e convicção no discurso”, avalia a diretora executiva do Instituto de Neurolinguística Aplicada (INAp), Maíra Larangeira, do Rio de Janeiro.

De acordo com a especialista, para entender essa pesquisa, deve-se analisar quais competências fazem um bom CEO, e quais atitudes ele precisa ter para manter o sucesso profissional. “Sabemos que os estados emocionais são contagiantes, então, seja na frente de uma empresa ou comandando uma reunião, é possível assumir a postura de “meteorologista” da equipe e gerar o clima mais bem adequado”, completa o diretor do INAp e palestrante internacional Jairo Mancilha. Maíra informa que isso pode ser explicado por intermédio dos neurônios espelho, que fazem com que as pessoas se conectem com as que estão ao redor, inconscientemente espelhando e reproduzindo o comportamento delas. Neste caso, um executivo capaz de passar segurança e certeza de suas decisões pelo seu tom de voz repercute essa sensação em seus liderados, gerando confiança nas palavras dele porque “ele sabe o que está fazendo”. “Mesmo que isso não seja verdade, inconscientemente é o que acontece”, relata a especialista.

Por outro lado, a voz pode prejudicar a trajetória de um profissional ou retardar seu sucesso. Um bom exemplo dessa possibilidade de interferência negativa é o de Margaret Thatcher. O filme biográfico “A Dama de Ferro” (2011) mostra outros parlamentares em sessão da Câmara dos Comuns ridicularizando-a por ter uma entonação muito estridente, e chegam a dizer: “se a senhora não gritasse tanto seria mais fácil compreendê-la”. Thatcher, então, despendeu enorme tempo e esforço para alterar seu timbre.

A voz precisa ser bem trabalhada para a mensagem ser eficaz. Subir o tom ao final da fala, por exemplo, gera uma tonalidade de fala percebida como acessível. “Isso faz com que o ouvinte interprete que você está querendo obter informações, fazer uma pergunta. Já a entonação baixa no final da frase gera confiabilidade e a percepção do ouvinte é que você está enviando informações, sendo recebido como uma afirmação ou uma ordem”, pontua Maíra Larangeira. E mais: manter a cabeça parada faz com que a voz permaneça em um nível constante.

Confira abaixo as quatro dicas da especialista para desenvolver a arte de comunicar com confiança:

1 - Como a programação neurolinguística apregoa a prática, experimente ficar de pé com os braços levantados por vinte segundos. Perceba como ficará mais confiante e seguro. É que essa postura aumenta o nível de testosterona no sangue. Aplique isso na sua próxima reunião.

2 - Para gerar mais credibilidade, além de baixar o tom no final da frase, faça breves pausas usando sempre a respiração abdominal.

3 – Mantenha o corpo parado e, em particular, a cabeça, uma vez que durante a fala gesticulamos com as mãos. Os gestos também devem ser congelados na pausa para criar maior impacto, pois assim você prende a atenção do ouvinte.

4 - Se você é um CEO, pode se aperfeiçoar para ser visto como um líder carismático. Assista novamente o discurso de Martin Luther King Jr, e observe como ele fez uso da pausa depois de dizer "I have a dream” (eu tenho um sonho) e o impacto que isso causou em quem ouve o discurso. Pratique! Tudo isso tem a ver com congruência.

Com informações do Administradores.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Veja quais as características de um empreendedor bem-sucedido


Segundo pesquisa da Endeavor, o número de empreendedores no Brasil cresceu 44% nos últimos 10 anos. O estudo mostra que 28% dos brasileiros já são empreendedores e que 33% têm vontade de ser.

Outro ponto relevante é que se pudessem escolher, 3 em cada 4 brasileiros optariam pelo negócio próprio a ser um empregado ou funcionário de terceiros. Esta é a taxa mais alta no mundo, comparada aos outros países.

"Ponto importante para o crescimento na vontade de ser empreendedor também está nas facilidades que o governo brasileiro vem oferecendo, como é o caso do Micro Empreendedor Individual (MEI), que possibilitou que milhares de micro empreendedores saíssem da marginalidade", explica Ricardo M. Barbosa, diretor da Innovia Training & Consulting. "A criação da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), que permite que uma pessoa física seja titular de todo o capital de uma empresa, devidamente integralizado é outra iniciativa relevante", acrescenta.

Apesar de o empreendedorismo estar em alta, há o problema do fechamento rápido das empresas, que entre outros muitos fatores, tem a ver com o fato de as pessoas não possuírem características empreendedoras, dedicando-se apenas a conhecer superficialmente o produto ou serviço que querem ofertar. Mesmo nestes casos, é possível buscar aperfeiçoamento, no caminho para consolidar uma empresa de sucesso.

Veja abaixo 8 dicas práticas para quem deseja desenvolver seu empreendedorismo e ser bem-sucedido no seu próprio negócio:

Iniciativa e pró-atividade - Em qualquer empresa, ter iniciativa e pró-atividade dará destaque, mostra que se é engajado e quer crescer. O empreendedor, por sua vez, não se preocupará apenas com os demais funcionários, mas com todos os concorrentes que existem no setor de atuação, portanto, agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem.

Autoconfiança  - O profissional que quer ter seu empreendimento precisa confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores.

Análise e Planejamento - É importante analisar os concorrentes, a economia, os setores externos que possuem ligação com a sua empresa, para conhecer os riscos e as estratégias mais eficazes. Dessa forma é possível antecipar ações e não apenas apagar incêndios.

Conexões e Criatividade - O empreendedor deve estar atento às inovações e mudanças do mundo. Saber aplicar essas inovações ao cotidiano da empresa e ao seu campo de atuação pode levar a um retorno imediato.

Controle - O empreendedor não pode esquecer que ele está no comando, e que é possível e aceitável delegar as funções, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que ela seja. Portanto, esteja à frente, crie métodos que possibilitem a visibilidade de todos os projetos em andamento, com o bom e velho relatório.

Liderança - Ser líder não é a tarefa mais fácil de todas, porém é importantíssimo que o empreendedor saiba liderar com eficácia, planejar, dividir as funções, reunir e organizar as ações, entre outras atividades que o líder precisa ter para que a equipe esteja, sobretudo, motivada e segura em trabalhar com você.

Persistência e Otimismo - Em várias fases a empresa poderá passar por dificuldades, falta de clientes, crise externa e interna, mas o que fará com que o barco não afunde é o otimismo e a persistência, atrelada ao jogo de cintura para driblar os problemas. Nesta hora é preciso ter em mente o seu potencial e suas habilidades e a partir daí iniciar o plano de ação para conquistar seus objetivos.

Aprendizagem Contínua - O bom profissional, sendo ele empreendedor ou não, busca a capacitação, portanto se não possuir algumas das características citadas, busque aprendê-las,  para mais tarde desenvolvê-las e aprimorá-las com o conhecimento adquirido, transformando-o em sucesso!

Com informações do Administradores.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

As 10 melhores decorações de restaurantes do mundo

Geralmente, os melhores restaurantes disputam para saber quem tem a comida mais saborosa e mais apreciada, porém, o site de arquitetura DesignCurial selecionou os estabelecimentos com as decorações mais impressionantes.

A lista reúne desde projetos simples e clássicos a designers supermodernos. Veja abaixo quais são os 10 restaurantes melhores avaliados:

1- Ammo 

Hong Kong – China Designer: Joyce Wang A decoração foi inspirada no clássico filme Alphaville, do diretor Jean-Luc Godard, e conta com canos de cobre e escadas em espiral. O preço dos pratos varia de US$ 151 a US$ 300 (R$ 332 a R$ 664, de acordo com a cotação do Banco Central do Brasil do dia 30 de setembro de 2013), segundo o site Open Rice.



2- A Cantina

Santiago de Compostela - Espanha  Designer: Estúdio Nômada Com o seu design minimalista e estruturas de árvores como de madeira clara, o restaurante parece mais escandinavo do que espanhol. Mesmo assim, seu layout é inspirado nas tradicionais cantinas galegas e evoca através do seu design elegante, o sentimento de jantar fora durante as festividades de verão rurais. O preço médio da refeição não foi encontrado.



3- Aqua Shard

Londres – Inglaterra Designer: Jestico + Whiles O local tem uma das vistas mais espetaculares da Europa e utiliza couro, mármore e carvalho na decoração. O preço varia de £ 45 a £ 54 (R$ 161 a R$ 193), segundo o site London Eating.



4- Noma 

Copenhage – Dinamarca Designer: Space Copenhagen Antes de virar um restaurante, o local era usado para armazenar peixe, óleo de baleia e peles. O Noma foi eleito três vezes o melhor restaurante do mundo e abre mão das toalhas brancas engomadas para exibir as mesas de madeira. O valor da refeição custa em torno de US$ 210 (R$ 465), de acordo com o site Find the Best.



5- Galvin La Chapelle 

Londres – Inglaterra Designer: DesignLSM Localizado em uma antiga escola do século XIX, o restaurante foi aberto pelos irmãos Chris e Jeff Galvin e já ganhou vários prêmios por conta da sua decoração.  O preço varia entre £ 46 e £ 65 (R$ 165 e R$ 233).



6- Hoto Fudo 

Honshu Island – Japão Design: Takeshi Hosaka Architects Com o impressionante Monte Fuji como pano de fundo, o restaurante tem a forma de um iglu aberto. É especialmente concebido para que as brisas naturais trabalhem como ar condicionado. O interior é minimalista e com móveis de madeira simples, que criam uma sensação de tranquilidade. O preço da refeição não foi encontrado.



7- Phantom L’Opéra 

Paris – França Design: Odile Decq Trazendo um toque de modernidade para o restaurante Palais Garnier, da Opera House de Paris, o esquema de Odile Decq tem uma estrutura interior ondulante que é concebida para que ela não toque nas paredes do edifício histórico. Um mezanino é suspenso com chapas de aço escondidas, enquanto uma parede de vidro engloba o interior isolando o espaço. O preço da refeição custa a partir de US$ 65 (R$ 144), de acordo com o site Jet Set Report.



8- Toy 

Nova Iorque – Estados Unidos Designer: Jeffrey Beers Inspirado no filme Blade Runner, de Ridley Scott, este restaurante apresenta projeções de mapeamento digital, no qual as imagens são projetadas em telas e em painéis espelhados. A refeição, segundo o estabelecimento, pode custar até US$ 320 (R$ 709).



9- Union 

Basel – Suíça Designer: Aurélie Blanchard Os tons de cobre usados na decoração fazem o interior do restaurante brilhar, além de contar com diversos detalhes em verde – inspirado na tradição da cidade de pintar as portas das casas de verde. O preço varia de CHF$ 16 a CHF$ 25 (R$ 39 a R$ 61), segundo o site My Table.



10- Kaiseki Yoshiyuki and Horse’s Mouth 

Singapura Designer: Asylum O porão de um centro comercial pode não ser o melhor lugar para abrigar um restaurante, mas o estabelecimento surpreende com janelas interiores com mais de 3 mil flores de origami e bancos de couro. De acordo com o site Chubby Hubby, o preço da refeição custa em torno de SGD$ 288 (R$ 521).



Com informações do InfoMoney.