sábado, 30 de abril de 2011

Nova técnica de produção cria LEDs mais baratos para display

O pesquisador e professor Christian Wetzel, do Instituto Politécnico de Rensselaer, em Nova York, desenvolveu, junto com sua equipe, um novo processo para a produção de LED verde de maior intensidade, que pode impulsionar o mercado para monitores e telas.

O professor de Física do instituto pretende, assessorado por seus auxiliares, botar fim à "lacuna verde existente na tecnologia de LEDs duplicando ou triplicando o poder de emissão dos LEDs verdes, em três anos", informa a página do Instituto Politécnico de Rensselaer.

"Todo monitor de computador e televisão produz suas imagens utilizando o vermelho, o azul e o verde. Atualmente, já temos LEDS vermelhos e azuis poderosos e de baixo custo. Assim que desenvolvermos um LED verde similar, isto nos levará a uma nova geração de aparatos de iluminação e displays de alta performance e maior eficiência de energia", afirma o professor Wetzel, com entusiasmo, segundo o site TG Daily.

A equipe gravou um padrão em escala nanométrica, na camada entre a base de safira e a camada de nitreto de gálio (GaN), dando ao LED uma coloração verde diferenciada. O resultado, afirmam os cientistas, é um aumento significativo na luminosidade e intensidade da cor.

Os resultados do estudo foram publicados na semana passada na revista Applied Physics Letters, e foram destaque na edição de ontem do Jornal Virtual de Nanociência e Tecnologia, publicado pelo Instituto Americano de Física e pela Sociedade Americana de Física, conforme relatado no site da ONG Eureka Alert.

"O interesse nesse tipo de iluminação em estado sólido é grande por conta de suas muitas vantagens", enfatiza o site do Instituto Rensselaer. "Os LEDs são energeticamente eficientes, produzindo mais energia por watt, e duram muito mais tempo do que as lâmpadas de luz incandescente. Você coloca (um LED) no lugar e, nos próximos 10 a 20 anos, não precisa mais se preocupar", diz Wetzel.

Com informações do Geek.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tablet com Android chega ao Brasil por menos de R$ 1 mil


Mais um tablet com Android chega ao País na próxima semana, dessa vez fabricado pela chinesa ZTE. O tablet V9 roda Android 2.1, tem tela touchscreen de 7 polegadas e pesa 403 g. A versão do sistema operacional do Google presente no aparelho, a 2.1, não é específica para tablets, e também não é a mais recente para smartphones. Pela TIM, única operadora a confirmar a venda do produto, o aparelho sai por R$ 996.

De acordo com a fabricante, o equipamento faz ligações, se tornando um híbrido entre tablet e smartphone. Além disso, ele tem conectividade 3G e Wi-Fi, capacidade de armazenamento de 4 GB e expansível até 32 GB por cartão micro SD e 512 MB de memória RAM.

O tablet possui câmera de 3 MP, GPS, leitor de música e vídeo com suporte MP4, compatibilidade de formatos de imagem padrão e Bluetooth. A ZTE espera vender 150 mil unidades do aparelho no País neste ano.

Entre as operadoras, a Tim foi a única a confirmar a venda, mas sem definir data. O tablet será vendido por R$ 996. A Vivo afirma que definirá nesta semana o início das vendas e o valor do aparelho. A Claro não tem previsão de comercializar o produto.

O dispositivo chega ao Brasil também pelas lojas do varejo, mas o preço ainda não foi informado.

Com informações do Terra.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Facebook ultrapassa Orkut em tráfego no Brasil, diz Alexa

O Facebook já ultrapassou o Orkut no Brasil quando a unidade de medida é o tráfego de internet. Em número de usuários, o Orkut segue muito superior no país. Segundo dados da comScore, o Facebook teve quase 18 milhões de visitantes únicos em fevereiro, contra 32 milhões do Orkut. Mas quando se leva em conta o número de usuários e de page views, tráfego medido pela Alexa, o jogo vira. No último mês, segundo o Alexa, o tráfego no Facebook representou 6.2% do total no País, contra 2,1% do Orkut.

O Facebook já vinha dando sinais de crescimento maior que o Orkut no Brasil, único país em que a rede social do Google segue líder em número de usuários. No ano passado, o Orkut fechou um ano com crescimento de 45,5% no ano passado, contra 2,85% da rede de Mark Zuckerberg.

Ainda assim, o Brasil tem uma fatia muito pequena do tráfego total do Facebook no mundo, com apenas 2,2%. Já quando o assunto é Orkut, o Brasil tem 98,4% do tráfego mundial do site.

Com informações do Terra.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pendrives perdem os dados se ficarem muito tempo desligados?

Você já parou para pensar na quantidade da sua vida que está armazenado em pendrives? Grande parte dos usuários utiliza as unidades removíveis para carregar fotos, textos, trabalhos e programas portáteis. O problema é que eles não são invencíveis, ou seja, há muitos erros que podem atingir esses dispositivos e, consequentemente, causar danos aos seus proprietários.

Há os que acabam quebrando por ficarem soltos nas mochilas e os que são infectados com vírus - e isso representa apenas uma fração do que pode acontecer. Além dos problemas conhecidos, há também uma grande gama de erros que são temidos pelos usuários, mesmo sem que exista a certeza de que eles realmente possam afetar os dispositivos de memória portáteis.

Uma dessas dúvidas é relacionada à perenidade dos dados armazenados. Você já parou para pensar que os pendrives podem perder os dados? Nos Estados Unidos, os pendrives são chamados de USB Flash Drive, pois o tipo de memória utilizada é Flash, que por muito tempo foi considerada como memória volátil. Mas será que essa história ainda funciona assim?

Os primórdios da memória flash
No começo da década de 1980, engenheiros relacionados à Toshiba começaram a desenvolver unidades de armazenamento que permitissem muito mais rapidez no acesso e dispensassem a utilização de partes mecânicas (como acontece com os discos rígidos comuns). Para isso, unidades de memória Flash passaram a ser pesquisadas e desenvolvidas.

O nome da tecnologia é oriundo da similaridade do processo com os flashs das câmeras fotográficas. Em vez de os dados serem escritos em discos rotativos, eles são enviados para a memória em pulsos elétricos (pendrives, por exemplo, apresentam clocks de pulso de cerca de 12 MHz).

Nesse período de desenvolvimento, muitos tipos diferentes de memória Flash foram utilizados até que se atingisse o atual patamar, em que os padrões respondem pelos nomes NOR ou NAND (a primeira possui capacidades mais baixas, além de possuir custos mais elevados e ser mais lenta do que a NAND).

Volátil ou não volátil?
Atualmente, a memória Flash não é volátil, mas houve um período em que os dispositivos utilizados para o armazenamento dos arquivos eram SDRAM (o mesmo padrão utilizado por muitos pentes de memória RAM, possuindo capacidade de sobreinscrições ilimitadas). Isso acontecia porque os desenvolvedores buscavam formas de eliminar a limitação de inscrições que os discos apresentavam.

Como sabemos, esse tipo de memória é "zerado", a cada vez que a energia elétrica é cortada. Para evitar que os discos perdessem todos os dados, foram colocadas baterias nas estruturas, garantindo que nunca faltasse alimentação energética e, assim, os dados não seriam perdidos.

O grande problema disso é que, após algum tempo, a bateria perdia a carga e os dados eram perdidos completamente. Foi com isso que surgiu o mito relacionado à perda de informações dos discos removíveis. Pode-se dizer que essa fase do desenvolvimento "sujou" o nome da memória Flash.

Mas afinal, é só um mito?
Como já dissemos, houve um período em que os dispositivos de memória Flash eram voláteis, impedindo que os usuários pudessem manter seus dados seguros por muito tempo, mas hoje a história é bem diferente. Como são utilizadas memórias NAND (Not And, ou seja, sequenciais), os pendrives não são voláteis. Em suma, utilizando como base os pendrives e SSDs atuais, a dúvida de hoje é realmente um mito. Mas um problema precisa ser lembrado: a memória Flash sofre com a limitação de inscrições. Ou seja, após algum tempo, os dispositivos de memória deixam de apagar dados e armazenar novos, tornando-se estáticos (como CDs que não permitem regravações).

Com informações do Portal Terra.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Apple é a empresa de tecnologia mais poluidora, diz Greenpeace

Um relatório divulgado pelo Greenpeace mostra que a Apple é a empresa de tecnologia menos verde do mercado. Baseado na emissão de carbono dos centros de dados das maiores empresas de tecnologia, o Greenpeace aponta que a energia da empresa de Steve Jobs é 54,5% dependente da queima do carvão, seguida pelo Facebook, com 53,2%, e IBM, com 51,6%. O relatório destaca Yahoo, Google e Amazon pelo uso de energias limpas. As informações são do Huffington Post.

O Greenpeace alerta também para a falta de transparência das empresas com seus dados de consumo de energia. Apesar de o relatório apontar Google e Amazon como empresas com compromisso com a energia limpa, ele destaca também a falta de dados públicos das companhias sobre o tema. Com a adoção cada vez maior da computação em nuvem, as empresas terão que aumentar a capacidade dos seus centros de dados para armazenar cada vez mais informação. Isso vai levar a um consumo cada vez maior de energia: o Greenpeace prevê que eles são responsáveis por 3% da energia americana. Estima-se que somente o novo centro de US$ 1 bilhão da Apple na Carolina do Norte vá consumir o equivalente à energia de 80 mil lares americanos.

O Greenpeace mostrou preocupação com a região da Carolina do Norte, com gigantes centros de dados administrados pelo Google, Apple e Facebook, atraídos por incentivos fiscais e energia barata priometidos pelo governo local. O problema, segundo a organização, é que apenas 4% da energia na região é renonável, contra 61% obtida através do carvão.

Com informações do Portal Terra.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Britânico dá 5 dicas de como fazer sucesso no YouTube

Aprender com os erros dos outros e evitar o "roubo" de conteúdo são dicas fundamentais para ter sucesso com vídeos na internet. É o que diz Tom Ridgewell, um inglês de 20 anos que já conseguiu 55 milhões de visitas em seu canal no YouTube.

Ridgewell, mais conhecido como TomSka, possui dúzias de vídeos publicados, como pequenos curtas-metragens de comédia e desenhos animados. Ele ganha milhares de libras por mês, graças à renda proveniente dos anúncios em seus vídeos. Em entrevista à BBC, o inglês deu cinco dicas de como fazer sucesso - e dinheiro - com vídeos na internet.

1) Aprenda com os erros dos outros. TomSka diz que assistir a muitos vídeos na internet é fundamental para saber o que faz sucesso e o que não faz. Para ele, mais importante ainda é aprender os erros daquilo que não funciona. "É isso que realmente separa os homens dos meninos", diz.

2) Corte o que é desnecessário. Para o inglês, bons vídeos devem ir diretamente ao ponto e não "enrolar" o internauta. "Se a coisa legal em seu vídeo é um filhote de gato levando um tombo, mostre somente o filhote de gato levanto o tombo".

3) Produza vídeos com bom áudio. Segundo TomSka, não importa a câmera que você usar: se o som for ruim, você perderá o seu público. Uma dica que o inglês dá é comprar um microfone e gravar o som na pós-produção, quando o vídeo é editado. "É mais fácil do que conseguir uma câmera que tenha um bom microfone acoplado", afirma.

4) Use conteúdo "virgem". Para TomSka, "roubar" músicas de artistas conhecidos impede um vídeo de fazer sucesso, já que o YouTube exclui conteúdos que violem direitos autorais. "Assim, ninguém vai conseguir financiá-lo, e você não vai ter nenhum dinheiro", diz. "Se você tiver um amigo em uma banda, ou se você estiver em uma banda, use esta música", afirma o inglês.

5) Construa sua comunidade. TomSka afirma que ter muitos amigos no YouTube e fazer constantemente novas relações é fundamental para chegar ao topo. "Tenha um monte de pessoas falando a seu respeito", diz.

Com informações do Portal Terra.

domingo, 24 de abril de 2011

Europa: 25% das crianças abrem seu perfil nas redes sociais

Cerca de 25% dos menores têm aberto o sistema de acesso ao seu perfil nas redes sociais a qualquer pessoa que deseje consultá-lo, segundo indica uma pesquisa elaborada pela Comissão Europeia. Além disso, um em cada cinco desses menores com o perfil acessível tem disponível dados como endereço ou número de telefone, que, de este modo, são visíveis para todo mundo.

As empresas proprietárias dessas redes "deveriam fazer imediatamente que os perfis de menores fossem accessíveis somente para sua lista de contactos aprovados", observou em comunicado a comissária europeia da Agenda Digital, Neelie Kroes. Kroes considera que as contas de menores de idade não deveriam poder encontrar-se mediante buscadores online e solicitou a todas as companhias que ainda não tenham feito, que assinem o código de boas práticas para as redes sociais promovido pela Comissão. "Um crescente número de crianças estão nas redes sociais, mas muitos deles não tomam as medidas necessárias para se protegerem online. Essas crianças estão expostas a que lhes prejudiquem e são vulneráveis aos predadores".

Segundo o estudo, 38% dos menores europeus entre 9 e 12 anos estão presente em alguma rede social, uma cifra que aumenta para 77 % para os menores entre 13 e 16 anos. Na Espanha, 28 % das crianças entre 9 e 12 anos têm uma conta em uma rede social, dez pontos menos que a media europeia, no entanto para o caso dos adolescentes entre 13 e 16, o total sobe para 81%. A França, com 25 %, e Holanda, com 70 %, são, respectivamente, os países com menor e maior porcentagem de crianças entre os 9 e 12 anos presentes nas redes sociais.

Com informações da Agência EFE.

sábado, 23 de abril de 2011

Facebook anuncia novas ferramentas para segurança do usuário

O Facebook anunciou uma série de novas ferramentas para garantir a segurança do usuário dentro do site em uma conferência online em Palo Alto, na Califórnia. Dentre eles estão o Facebook Safety Center, um processo chamado Two-Factor Authentication, atualização do Social Reporting e da conexão HTTPS, além de um guia para se educar na rede social, que deverá ser lançado em maio deste ano, e um canal de segurança com vídeos de YouTube. De acordo com a equipe de segurança que apresentou as novidades, o objetivo é fortalecer o laço e a confiança do usuário com a experiência social online.

O Family Safety Center se trata de um espaço com seções dedicadas aos pais, aos usuários, aos professores e aos profissionais da lei com explicações e vídeos, em tópicos, de como proceder em determinadas situações, além de conter artigos sobre este assunto de importantes jornais e sites como o Huffington Post, Washington Post e Cnet. Quanto à ferramenta de Social Reporting, que, desde março deste ano, funcionava para reportar irregularidades em fotos, agora é possível por meio dela reclamar de conteúdos que contiverem algum tipo de discurso de ódio, violência, atividades ilegais, pornografia, spam ou mensagens de ataque pessoal. Segundo a equipe de segurança, o link "report" estará por todo o site: perfis, páginas de organizações e grupos.

Outra novidade de segurança é que, quando o usuário se conectar por algum dispositivo que não aquele pelo qual ele se cadastrou no Facebook, será necessário que ele coloque um código além da senha para poder se conectar à rede social. O objetivo desta funcionalidade é integrar à experiência do usuário uma espécie de "nova camada" de segurança. A companhia também anunciou uma atualização da conexão HTTPS para ampliar e universalizar o uso desta conexão segura de modo que, mesmo que o usuário se conecte por um modo não-HTTP à rede social a um aplicativo do Facebook, ele seja automaticamente direcionado para o modo HTTPS.

Com informações do Terra.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Brasil tem mais de 38 milhões de conexões em banda larga

Acesso a banda larga móvel e fixa cresceu 51,5% no País no primeiro trimestre do ano.

O número de pontos de banda larga fixa e móvel no Brasil chegou a 38,5 milhões no final do primeiro trimestre de 2011, um avanço de 51,5% em relação ao mesmo período do ano passado. As conexões em banda larga móvel, que incluem acessos por modems e smartphones, tiveram uma evolução de 77,7%, passando de 13,7 milhões para 24,4 milhões no período. Na banda larga fixa, o crescimento foi de 20,5%, totalizando 14 milhões de acessos.

De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), estudos de consultorias internacionais mostram que o Brasil já está na oitava posição do mercado mundial de banda larga móvel e em nono entre os países com maior número de acessos fixos. Na América Latina, o Brasil fechou 2010 na liderança do serviço de banda larga móvel, com 59% do total na região, seguido pela Argentina, com 10%, e México, com 6%.

A banda larga móvel está presente em 1.441 municípios e as redes fixas já estão em mais de 5 mil municípios brasileiros. Segundo a Telebrasil, 79% dos domicílios que têm computador já navegam na internet em alta velocidade e cerca de 80% das conexões são residenciais.

Os acessos em banda larga fixa com velocidades inferiores a 1 Mbps estão em declínio, e as conexões mais rápidas, acima de 2 Mbps, já representam 20% dos acessos. Segundo a entidade, várias prestadoras estão investindo na introdução de velocidades bem mais altas.

Recentemente, o governo federal determinou que a velocidade que deverá ser oferecida por meio do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) deve ser de, no mínimo, 1 Mbps ao custo de R$ 35 por mês.

Com informações do Terra.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Mercado de tablets pode chegar a US$ 49 bilhões até 2015


O tablet da Apple, o iPad, que neste ano chegou em sua segunda versão deve reinar por algum tempo.

O recente mercado de tablets, que nasceu em 2010 com o advento do iPad, da Apple, vai crescer e ser um negócio de US$ 49 bilhões até 2015 segundo levantamento da Strategy Analytics. De acordo com a pesquisa, o mercado dos tablets será o terceiro maior segmento de consumo de eletrônicos, atrás apenas das televisões e dos computadores pessoais. A previsão é de que 149 milhões de unidades sejam vendidas até 2015 segundo informações da Reuters.

"Os tablets são um segmento de valor elevado do mercado de computação casual e está criando oportunidades enormes de crescimento para marcas como Apple e Samsung", disse o analista Neil Mawston. Espera-se que a Apple, com seu iPad, domine o mercado por anos, e que a Samsung Eletronics ocupe um distante segundo lugar. Curiosamente, Apple e Samsung subiram recentemente no ringue de batalhas judiciais envolvendo marcas e patentes. Na sexta-feira, a Apple deu entrada com uma ação no tribunal de San José acusando a Samsung de copiar não apenas sua tecnologia, como também o design do iPad em suas tablets.

As projeções de crescimento desse mercado variam muito, de acordo com a Reuters: a previsão da Gartner, por exemplo, é de 249 milhões de unidades para 2015. Enquanto não existirem números mais concretos a respeito desse mercado tão novo, será assim. Por enquanto, estima-se que a Apple tenha vendido um milhão de iPad 2 na primeira semana do seu lançamento nos Estado Unidos. Já a Samgung pode ter vendido um número semelhante com seus modelos de Galaly Tabs no últimos três meses.

Com informações do Terra.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Gravador de Blu-ray no Brasil: esqueçam

Sem previsão. Essa é a resposta que Panasonic e Sony nos deram nesta semana ao perguntarmos se algum dia o gravador de mesa Blu-ray será vendido no Brasil. O assunto surgiu logo após a notícia que demos aqui sobre o lançamento do Blu-ray regravável de 100GB lançado no Japão. Naquele País, Panasonic e Sony dividem a liderança em vendas de gravadores de Blu-ray, incluindo modelos com sintonizador de TV digital e HDD interno.

De acordo com Fabio Iwasaki, analista de produto da Panasonic do Brasil, “no momento a filial brasileira analisa a viabilidade de trazer esse produto para o nosso mercado, porém, sem previsão para uma posição final”. A visão de Renata Batista, gerente de produto da linha Bravia Theater da Sony Brasil, é parecida: “atualmente os gravadores e mídias virgens Blu-ray ainda possuem preços muito elevados e não existe uma grande demanda por parte do público brasileiro”. Segundo a executiva, esse segmento já é atendido por “gravadores integrados aos computadores”.

Panasonic e Sony não pensam em importar e tão pouco produzir o gravador de Blu-ray no País. Uma pena. Acredito que essas empresas lucrariam com esse tipo de produto. Muitos gostariam de ter mais facilidade para guardar para sempre seus conteúdos em HD. Com a produção das mídias no Polo Industrial de Manaus (veja mais detalhes) e a consequente queda nos preços dos discos, acho pouco provável que essas empresas não revejam seus conceitos em breve.

Com informações da UOL.

terça-feira, 19 de abril de 2011

"iPad brasileiro” deve custar menos de R$ 1.000

O iPad “nacional”, com início de produção previsto pelo governo brasileiro para até novembro, deve custar menos de 1 mil reais, de acordo com a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica). Segundo a associação, o preço do tablet deve cair cerca de 30%, se confirmada a produção local e sua mudança de classificação para computador, requisitos para os incentivos fiscais da Lei de Informática do governo federal.

Atualmente, o iPad, cujo modelo mais básico custa 1.400 reais no País (500 dólares nos EUA), não possui classificação formal junto à Receita Federal – assim como os outros tablets vendidos por aqui. Fazendo uma conta rápida, um corte de 30% deixaria o modelo de entrada do gadget da Apple custando 980 reais.

O analista da consultoria IT Data, Ivair Rodrigues, reforça o cálculo. “Se ele (iPad) for realmente enquadrado como computador, deve cair cerca de 30% logo de cara. Deve custar menos de mil reais com a fabricação local.”

Impostos

De acordo com a Abinee, como é importado, o aparelho da Apple paga todos os impostos atualmente: IPI (15%), Imposto de Importação (12%), ICMS (12%) e PIS/COFINS (9,25%). Se mudar sua classificação para computador e for realmente produzido no Brasil, o tablet terá o já citado desconto de cerca de 30%, com o PIS/Cofins sendo isento, o Imposto de Importação caindo para 10%, o IPI sendo alterado para 3% (redução de cerca de 80%), enquanto o ICMS deve ser mantido em 12%.

A Associação e empresas do setor esperam que em até dois meses seja publicada uma definição sobre a classificação e tributação dos tablets no País. Esse resultado também é esperado pela Motorola, que produz o tablet Xoom no País, equipamento que começa a ser vendido até o final deste mês por 1.900 reais (modelo apenas com Wi-Fi).

Segundo reportagem publicada pela Folha.com esta semana, diante de uma suposta dificuldade de enquadrar os tablets como computadores (em razão da falta de teclado físico), integrantes do governo defendem uma classificação própria para esses produtos, o que ocasionaria uma diminuição menor dos impostos.

“Está todo mundo esperando para ver se os tablets terão mesmo esse apelo tão grande. Será natural a entrada de outras empresas nesse mercado. Mas não influenciadas diretamente pela possível produção local do iPad, até porque muitas delas já estudavam essa possibilidade de produzir no Brasil”, diz Rodrigues.

Preços em queda

Rodrigues, da IT Data, acredita que, além da queda inicial de 30%, é possível que o iPad fique ainda mais barato em um futuro próximo. “Esse produto ainda possui um espaço grande para mais quedas de preço. Desde o ano passado já caiu cerca de 10%." Estudo publicado pela Gartner no início deste mês aponta que o valor dos tablets no exterior deve cair pela metade até 2015 - passando de 543 dólares para 263 dólares.

Com informações da UOL.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Hub, switch ou roteador? Descubra e monte a sua rede doméstica

Quer montar uma rede doméstica e não sabe qual dispositivo escolher? Descubra qual a diferença entre hub, roteador e switch.

Montar uma rede doméstica há muito deixou de ser tarefa exclusiva para técnicos em informática. Com equipamentos cada vez mais baratos e fáceis de configurar, dividir o sinal da internet e conectar diferentes computadores tornou-se um processo simples e que envolve somente a conexão de alguns poucos cabos.

A confusão se dá na hora de comprar o aparelho responsável por intermediar os sinais enviados e recebidos das máquinas. Para quem entra em uma loja, hubs, switches e roteadores parecem palavras sinônimas - algo reforçado por vendedores que muitas vezes não fazem ideia das funções do que vendem.

Confira abaixo uma lista das principais diferenças entre esses dispositivos e esclarecimentos sobre quando usar cada um deles.

Hub

O termo "hub" pode ser traduzido como "ponto central", o que dá uma ideia bastante clara do objetivo desses aparelhos. Com a função de interligar computadores em uma rede local, o hub recebe dados vindos de um computador e os retransmite para outra máquina. Durante o processo, outros usuários ficam impossibilitados de enviar informações.

Assim, redes interligadas através de hubs costumam apresentar bastante lentidão, especialmente quando há muitas máquinas interligadas. Em uma rede com 10 máquinas, por exemplo, enquanto duas delas se comunicam, oito têm que esperar pela sua vez.

Um dispositivo do tipo pode contar com várias entradas para a conexão do cabo de rede de cada computador, e em geral é possível encontrar opções com 8, 16, 24 ou 32 portas. Porém, devido às limitações na transmissão de dados, os hubs foram completamente substituídos pelos switches.

Switch

Os switches são aparelhos bastante semelhantes aos hubs, tendo como principal diferença a forma como transmitem dados entre os computadores. Enquanto hubs reúnem o tráfego em somente uma via, um switch cria uma série de canais exclusivos em que os dados do computador de origem são recebidos somente pela máquina destino.

Com isso, a rede não fica mais congestionada com o fluxo de informações e é possível estabelecer uma série de conexões paralelas sem nenhum problema. O resultado é um maior desempenho e comunicação constante entre as máquinas, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar informações para o mesmo destinatário.

É possível encontrar no mercado switches com número variável de entrada, que podem ser conectados entre si para aumentar a rede. Como os problemas na comunicação são muito menores do que nas redes conectadas por hubs, praticamente todos foram substituídos por switches e é difícil encontrar alguma rede que ainda os utilize.

Atualmente, os aparelhos mais usados possuem o nome de "hub switch", e possuem um preço econômico semelhante ao de um hub. Esse tipo de dispositivo é voltado principalmente para redes pequenas, com até 24 computadores.

Roteador

Usados em redes de maior porte, os roteadores têm como principal vantagem atuar de forma mais inteligente que os switches. Além de estabelecer a comunicação entre duas máquinas, esses dispositivos também possuem a capacidade de escolher a melhor rota que a informação deve seguir até seu destino. Com isso, a velocidade de transferência é maior e a perda de dados durante a transmissão diminui consideravelmente.

São dois tipos de roteadores disponíveis no mercado, os estáticos e os dinâmicos. O primeiro sempre escolhe o menor caminho para enviar os dados, sem considerar se há alguma espécie de congestionamento. Já o segundo tipo detecta obstáculos e encontra sempre a rota mais rápida para enviar dados, mesmo que o caminho percorrido seja maior.

Outra vantagem dos roteadores é a capacidade de interligar redes, tornando-os uma opção atrativa para grandes empresas. Alguns aparelhos também vêm equipados com recursos extras, como firewalls capazes de bloquear o envio de conteúdos indesejados entre as máquinas interligadas.

Aliado a outros dispositivos, os roteadores são essenciais para o funcionamento da internet. Ao permitir que diversas pequenas redes conversem entre si, os aparelhos fazem com que informações deixem de estar confinadas a um ambiente local e sejam compartilhadas por usuários espalhados por todo o mundo.

Com informações do Terra.

domingo, 17 de abril de 2011

Disponibilidade de TV digital no País chega a 46% da população


No Brasil, prazo final para o fim do sinal analógico é em 2016.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que a disponibilidade de serviços de televisão digital no Brasil chegou a 45,98% da população, quatro anos depois da estreia da tecnologia no País.

Segundo a autarquia, os serviços de TV digital estão disponíveis a 87,7 milhões de pessoas em 480 municípios, com 102 emissoras operando com a tecnologia. A transmissão de TV digital começou na cidade de São Paulo, em 2007. Os locais mais atendidos pela tecnologia são Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, enquanto Tocantins, Santa Catarina, Bahia e Maranhão contam com a menor cobertura em relação à sua população, afirma a agência.

Segundo a Anatel, espera-se que a cobertura de TV Digital se iguale à analógica antes da meta de 2016, data prevista para o fim das transmissões analógicas.

Com informações da Reuters.

sábado, 16 de abril de 2011

HP lança notebook 3D que promete eficiência em multitarefas


Lançamento da HP reproduz vídeos em 3D em alta definição.

A HP anunciou o lançamento no mercado brasileiro do notebook Envy 17 3D. O notebook reproduz imagens em 3D em uma tela de 17 polegadas compatível com Blu-Ray. A HP promete proporcionar uma experiência de entretenimento como nas salas de cinema com o computador. Para visualizar em 3D, os usuários precisam usar os óculos que vêm com o equipamento.

O HP Envy 17 3D tem um processador quad-core Intel Core i7 e gráficos ATI Mobility Radeon HD 5850. Ele reproduz vídeos com resolução Full HD de até 1080 pixels.

A grande vantagem, segundo a empresa, é a potência e a flexibilidade do computador para realizar várias tarefas simultaneamente. O desempenho melhora graças à tecnologia ATI Eyefinity, um sistema multi-display que possibilita também ao usuário a criação de uma tela "gigante" para a visualização de filmes ou games.

O notebook já vem com trailer 3D do filme Megamente, da Dreamworks. Além disso, são disponibilizados downloads ilimitados de músicas da gravadora Universal Music por meio da plataforma de música HP Music durante um ano.

Incialmente, o HP Envy 17 3D custará R$ 9.999

Com informações do Terra.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Motorola lança tablet Xoom e smartphone Atrix no Brasil

O Atrix é um smartphone que pretende "trazer o poder da computação ao smartphone", segundo o fabricante.

Sanjay Jha, CEO da Motorola Mobility, anunciou nesta semana o lançamento do tablet Xoom no mercado brasileiro. O dispositivo, com sistema operacional Android 3.0, chega às lojas no final deste mês. Além do Xoom, a Motorola lança o smartphone Atrix, também com Android.

O Motorola Xoom, mostrado pela primeira vez durante a CES 2011, em janeiro, usa um processador de núcleo duplo de 1 GHz e vem com uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas de alta definição. O tablet está nas lojas nos Estados Unidos desde fevereiro e usa o sistema operacional Android 3.0, codinome "Honeycomb", com novos aplicativos e funções adaptados para a tela maior.

Já o Atrix é um smartphone que pretende, de acordo com a fabricante, "trazer o poder da computação ao smartphone". O aparelho, com Android 2.2, vem com um aplicativo que o transforma em um "webtop" para editar documentos, mídia e conteúdo. Ele vem com o navegador Mozilla Firefox 3.6 igual ao do desktop e é compatível com Adobe Flash Player. O Atrix usa um processador de núcleo duplo de 1 GHz e tem como acessórios um dock multimídia com saída HDMI (para conectar a um monitor externo ou TV) e um Laptop Dock, com tela de 11,6 polegadas, teclado completo e bateria com duração estimada em 8 horas.

O Xoom será vendido na versão Wi-Fi pelo preço sugerido de R$ 1.899 e entra em pre-venda nesta terça-feira. O preço do Atrix depende de negociação com operadoras, e estará disponível nos próximos 15 dias.

Concorrentes como a Samsung pretendem lançar o Galaxy Tab 10.1 em junho, por um preço estimado de R$ 1,7 mil, e o Galaxy Tab 8.9 em julho, por um valor em torno de R$ 1,6 mil. A LG também tem um tablet Android, o Optimus Pad, ainda sem previsão de lançamento no mercado local. Para efeito de comparação, o Apple iPad original é vendido hoje no Brasil por preços a partir de R$ 1.399 (Wi-Fi, 16 gb).

Com informações do Terra.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Foxconn procura oportunidades de investimento no Brasil


O Foxconn Technology Group, que produz o iPhone e o iPad para a Apple, afirmou que está buscando oportunidades de investimento no Brasil, seguindo sua estratégia de "ir aonde o mercado está". A Foxconn anunciou a decisão nesta quarta-feira, em comunicado de sua unidade Hon Hai Precision Industry, sediada em Taiwan, um dia depois que a presidente Dilma Rousseff disse que a companhia estava estudando investir US$ 12 bilhões no Brasil.

O comunicado não trouxe detalhes específicos sobre investimentos e informou apenas que o Brasil tem "tremendo potencial de desenvolvimento econômico" e está "estrategicamente posicionado para atender às necessidades dos mercados em crescimento de toda América Latina".

Empresas de tecnologia estão ávidas por vender aos consumidores brasileiros, mas seus aparelhos muitas vezes apresentam preços caros demais para o mercado do país devido a altos custos com tarifas de importação. O mais barato dos iPads, por exemplo, tem preço de cerca de US$ 860 no Brasil, ante US$ 400 nos Estados Unidos. "Se a sua cliente Apple tem o Brasil entre seus alvos, é necessário que a Foxconn forneça serviços localmente. Isso permitiria escapar aos custos tarifários e servir a um mercado de consumo muito promissor", disse Simon Yang, vice-presidente do Topology Research Institute, um grupo taiuanês de pesquisa de mercado.

Dilma indicou que os tablets seriam uma maneira relativamente barata de promover o acesso à internet na classe média brasileira emergente, que responde por cerca de metade dos 190 milhões de habitantes do país. O Brasil tem um dos regimes tarifários mais rigorosos da América do Sul e é um dos lugares mais caros do mundo para fazer negócios, devido à pesada carga tributária, à moeda supervalorizada e encargos trabalhistas. Apesar disso, a Foxconn monta celulares no Brasil desde 2005, entre outros produtos.

"Os maiores benefícios para a empresa seriam escapar dos pesados custos tarifários de importação e o acesso mais próximo aos mercados dos Estados Unidos e América Latina", disse Maggie Chou, diretora do Brazil Fund da PCA, uma subsidiária da seguradora britânica Prudential, em Taiwan. Investir no Brasil não deve implicar o abandono da China, onde a Foxconn é o maior empregador do setor privado.

"Seria prematuro dizer que a Foxconn está transferindo sua produção da China ao Brasil", disse Chou. "A empresa precisa se estender geograficamente, apesar de todos os seus principais fornecedores de componentes ficam na Ásia, no Japão, Taiwan e Coreia do Sul."

Com informações da Reuters.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Posição fraca rebaixa Nokia no mercado de celulares

A Moody's rebaixou sua classificação de crédito para a Nokia, mencionando a enfraquecida posição de mercado da fabricante finlandesa de celulares e a incerteza quanto à sua transição para o software Microsoft Windows Phone.

A agência de classificação de risco anunciou nesta quinta-feira que estava reduzindo sua classificação para os títulos de dívida sênior da Nokia de A2 para A3. A agência também rebaixou a avaliação dos títulos de curto prazo da empresa de Prime-1 para Prime-2, e declarou que as perspectivas quanto à classificação eram negativas.

"O rebaixamento reflete primariamente a posição enfraquecida de mercado da Nokia em seu negócio principal, aparelhos móveis, que reduziu as margens e fundos operacionais da empresa", escreveu Wolfgang Draak, vice-presidente sênior da Moody's e diretor de análises para a Nokia, em nota.

Em fevereiro, a Nokia abandonou sua plataforma de software em troca do sistema operacional da Microsoft, e os analistas afirmam que pode perder considerável mercado durante a transição. A Standard & Poor's também rebaixou a classificação da Nokia no final do mês passado.

Com informações do Terra.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Governo deve aumentar velocidade de Plano de Banda Larga

O governo deve aumentar a velocidade do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Em vez de conexões de até 600 Kbps (kilobits por segundo), será exigido 1 Mbps (megabit por segundo) pelo mesmo preço, R$ 35, segundo publicação do jornal Folha de S.Paulo. A nova orientação teria sido dada semana passada pela presidente Dilma Rousseff ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Dilma teria exigido a mudança, afirmando que o plano original está atrasado em relação ao mundo.

Nos Estados que concederem isenção de ICMS nos pacotes vinculados ao PNBL, o preço será R$ 29,80. De acordo com o jornal, o plano dos EUA prevê conexões de 100 Mbps. Na Coreia, as velocidades variam de 1 a 2 Gbps (gigabit por segundo), até 20 vezes mais que nos EUA e até 2.000 vezes mais que no Brasil. Segundo Dilma, as operadoras terão de se adaptar à sua demanda e investir, em vez de ficar pedindo dinheiro ao governo. Avisadas, as teles já devem começar a negociar o novo PNBL com o governo nesta semana.

Com informações do Terra.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Usuários consumem 9.570.000.000.000.000.000.000 bytes por ano

Segundo o site Huffington Post, os usuários da internet consomem em média, por ano, 9.570.000.000.000.000.000.000 bytes, ou 9,57 zettabytes. Se este número fosse uma pilha de livros, ela mediria cerca de 9 bilhões de metros.

O levantamento foi feito pelos cientistas da Universidade de San Diego, nos EUA, e reflete os dados de 27 milhões de servidores ao redor de todo o mundo.

De acordo com o site, os dados podem estar incompletos por não apresentarem informações referentes a grandes companhias, como Google, Microsoft e Yahoo!. "A maior parte das informações muda rapidamente: elas são criadas, usadas e descartadas em apenas alguns segundos", disse um dos pesquisadores em declaração oficial reproduzida pelo Huffington Post.

O estudo foi feito com dados de 2008, o que leva o site a concluir que, hoje, o número deva ser enormemente maior do que o apresentado.

Com informações do Terra.

domingo, 10 de abril de 2011

Brasil é um dos países com menos usuários no Facebook; veja mapa


Mapa mostra o perfil dos usuários do Facebook no mundo.

Mesmo que o Facebook venha crescendo exponencialmente no País, o número de usuários brasileiros na rede social é um dos menores do mundo se comparado com o tamanho da população. Nações com os Estados Unidos e Canadá, por exemplo, tem cerca de metade da população com perfis no site.

Os dados são de um mapa que mostra a penetração do Facebook em 20 países criado pela agência de marketing digital britânica iCrossing. O gráfico ainda mostra dados como o "potencial de vício" da população na rede social e a média de idade dos usuários. Os Estados Unidos tem o maior volume de pessoas no Facebook, com mais de 150 milhões, seguido pela Indonésia, com 35 milhões de perfis. A Indonésia detém os usuários mais jovens na rede social, com uma média de 23 anos.

Mesmo com o alto número de usuários, a média de acesso na Indonésia é de sete vezes por mês, enquanto no Reino Unido o "potencial de vício" dos usuários é maior: 68 vezes por mês.

Com informações do Terra.

sábado, 9 de abril de 2011

Tablet da Sony deve chegar ao mercado ainda este ano


Depois do Xperia Play, a Sony planeja o lançamento do seu tablet inspirado no PlayStation.

Depois de apresentar um smartphone inspirado no PlayStation, o Xperia Play, a Sony planeja lançar no mercado seu tablet PSP, publicou nesta semana o jornal espanhol El País. O projeto não é novidade, mas, segundo o jornal, agora a companhia confirmou e anunciou a chegada do novo aparelho: até o final durante o verão - no hemisfério Norte -, que ocorre entre junho e setembro.

O tablet da Sony terá tela de 9,4 polegadas e uma resolução de 1.280 x 800. Ainda segundo informações do periódico espanhol, o sistema operativo será Android, em sua versão especial para tablets (Honycomb) e contará com duas câmeras - uma frontal e outra posterior. A diferença dos modelos da Apple, é que a Sony oferecerá conexão USB. O equipamento poderá ler os jogos do PlayStation One e estará integrado na oferta digital de música da Sony e do Qriocity.

De acordo com o El País, o preço do modelo básico está estimado em 400 euros

Com informações do Terra.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bill Gates defende cooperação internacional "inteligente"


O bilionário americano Bill Gates defendeu nesta quarta-feira em Berlim uma cooperação internacional para o desenvolvimento "inteligente" e com investimentos com objetivos que ajudem milhões de pessoas a escapar da fome.

O fundador da Microsoft fez essas declarações ao apresentar a campanha Living Proof da ONG Bill & Melinda Gates Foundation (presidida por ele e sua esposa), em colaboração com o presidente da Alemanha, Christian Wulff. Esta iniciativa pretende refutar "os constates preconceitos" de uma parte da sociedade ocidental sobre "a ajuda ao desenvolvimento", tal como indicou o próprio Gates.

Em sua visita a Berlim, o bilionário deve se reunir com Wulff, com o ministro de Cooperação alemão, Dirk Niebel, e com a chanceler Angela Merkel. Está previsto que, nessas reuniões, se discuta a possibilidade de um maior financiamento da Alemanha para o programa Aliança Global para a Vacinação e Imunização (Gavi). A ONG de Gates é a maior fundação do mundo por capital e se dedica principalmente à promoção da saúde e da educação nos países em desenvolvimento.

Com informações da Agência EFE.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Obama visitará sede de Facebook e lançará fórum com Zuckerberg


Obama se reuniu com líderes da tecnologia em fevereiro.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitará a sede do Facebook na Califórnia em 20 de abril e lançará um fórum sobre economia com o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, e o vice-presidente operacional da empresa, Sheryl Sandberg, afirmou a Casa Branca nesta terça-feira.

O evento será transmitido ao vivo pela internet e aberto a qualquer pessoa que puder assisti-lo, afirmou a Casa Branca em sua página no Facebook. A página da Casa Branca afirmou que participantes podem começar a mandar perguntas para o fórum imediatamente postando-as na página do evento no Facebook ou no site da Casa Branca, e que o Facebook escolherá as que serão usadas no evento.

Obama se encontrou com o fundador da rede social, Mark Zuckerberg, e outros líderes da indústria de tecnologia em fevereiro, durante uma visita à costa oeste dos Estados Unidos, com o objetivo de promover a inovação tecnológica para impulsionar a economia dos EUA e reduzir o desemprego, temas cruciais para uma possível reeleição de Obama em 2012.

O Facebook demonstrou interesse em contratar Robert Gibbs, ex-secretário de imprensa e assessor de longa data de Obama, para um cargo sênior.

Com informações do Terra.
Foto: Pete Souza

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ataque hacker atinge um milhão de páginas na internet

Mais de um milhão de páginas da internet foram afetadas por um sofisticado ataque hacker que inseriu códigos em sites, redirecionando usuários para uma operação fraudulenta de venda de software.

O ataque chamado de "inserção em massa", que é o maior do seu tipo já visto segundo especialistas, conseguiu inserir códigos maliciosos em sites ao obter acesso aos servidores que rodavam sua base de dados, de acordo com a companhia de segurança em tecnologia que descobriu o ataque.

A Websense, que encontrou evidências do ataque nesta semana, o apelidou de "LizaMoon", nome do site para o qual o código redirecionava usuários inicialmente. Os internautas podem estar sendo redirecionados quando tentam visitar um dos endereços afetados, e podem fechar a janela sem maiores prejuízos, afirmou o administrador de segurança em pesquisas da Websense Patrik Runald.

O ataque afetou pequenos sites em larga escala, disse ele, mas não há indicadores de que páginas corporativas ou sites de governos tenham sido comprometidos. O ataque pode levar algum tempo para ser combatido, alertou Runald, pois primeiro pesquisadores precisam identificar o software que foi comprometido, e as operadoras de websites precisam instalar softwares atualizados.

Com informações da Reuters.

terça-feira, 5 de abril de 2011

RS: software 3D ajuda no tratamento de traumas de assalto


A estratégia do tratamento através da realidade virtual em 3D é diminuir os transtornos através da repetição dos assaltos com tratamento posterior.

Pessoas que se expõem muito ao alto risco de assalto no trabalho, como funcionários de agências bancárias, tendem a ter sérios problemas emocionais. Pessoas que passaram pela situação real de assalto a banco ou sequestros ficam chocadas por muito tempo, podem sofrer consequências psicológicas, e até traumas.

Para ajudar no controle desses traumas, pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul decidiram usar a tecnologia 3D no tratamento dos chamados Transtorno de Estresse Agudo (TEA) e Transtorno de Estresse Pós-Traumático tendo em vista que a cidade de Porto Alegre registrou 105 casos de ataques a banco em 2010.

O tratamento desses transtornos é feito a partir da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, atrelada ao uso de um programa com realidade virtual em 3D, utilizado e desenvolvido pelos pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O software foi criado em parceria pelos acadêmicos dos cursos de pós-graduação em Psicologia e de Ciências da Computação.

A estratégia do tratamento com realidade virtual em 3D, segundo Christian Kristensen, coordenador do projeto e integrante do grupo Cognição, Emoção e Comportamento, é diminuir os transtornos por meio da simulação repetida de assaltos e do tratamento posterior para medir os sintomas pós-traumáticos.

O programa não está totalmente concluído, mas já foi testado em seis pacientes. "Os resultados são preliminares, mas indicam que há contribuição da realidade virtual na redução dos sintomas pós-traumáticos", disse Kristensen, que também é coordenador do programa de pós-graduação de Psicologia da universidade.

Como funciona
Segundo a psicóloga Patrícia Mello, integrante do grupo de pesquisa, os pacientes passam por situações muito parecidas com as quais viveram nos assaltos nas agências por volta de seis vezes. Estas seis simulações são parte de um total de 18 sessões, que ainda incluem 50 minutos de terapia, onde os pacientes revelam suas angústias e medos.

"Espera-se que revivendo a experiência em um ambiente seguro, com o apoio do terapeuta, o paciente seja capaz de enfrentar seus medos e observar os recursos pessoais que possui para enfrentar situações difíceis. Assim, o paciente terá mais coragem e motivação para voltar às suas atividades, sem sofrer com isso", disse Patrícia.

Em um ambiente virtual que o paciente acessa por meio de um óculos especial, é criado uma cena dentro de um agência bancária com auxílio do software de modelagem geométrica tridimensional. "Neste software são criadas as superfícies que descrevem a forma de objetos como mesas, cadeiras, computadores, paredes e outros artefatos. A fim de prover uma aparência mais real às cenas, foram obtidas imagens reais de objetos", revelou Márcio Pinho, Coordenador do Grupo em Realidade Virtual do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da PUCRS.

Para fazer o movimento dos personagens e permitir a interação do pacientecom a cena, foi usada a plataforma de um jogo de computador, segundo Pinho. A plataforma dá suporte para a apresentação de diálogos dos bandidos e a geração de sons de tiros.

O projeto foi financiado pela PUCRS e pela a Fundação da Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Sua expansão dependerá da extensão de convênios com o Hospital São Lucas da PUCRS e os planos de saúde de instituições bancárias. De acordo com os representantes do grupo de pesquisa, a terapia com realidade virtual é inédita no Brasil para o tratamento de traumas.

Mais informações em www.estressetrauma.org.

Veja também: http://migre.me/4bChT

Com informações do Terra.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Se é de graça, como o Facebook ganha dinheiro? Descubra


600 milhões de usuários em todo mundo, sendo que destes, 50% retorna ao site todos os dias, 200 milhões de acessos via celular e um lucro de US$ 600 milhões por ano. Diante de números tão impressionantes, divulgados no Social Media World Forum - evento realizado nos dias 29 e 30 de março em Londres -, e pelo banco americano Goldman Sachs, ninguém é capaz de duvidar que o Facebook seja não só popular ecomo também lucrativo. Mas se ninguém paga para se inscrever e utilizar a rede social, como é mesmo que vem o dinheiro que eles ganham?

De acordo com a BBC, em dos três pilares do lucro do Facebook é a publicidade social. A rede social trabalha hoje com três tipos de anúncios em seu site: publicidade dirigida - os anunciantes escolhem a quem deve chegar - anúncios interativos - as empresas pedem que os usuários façam algo em seu anúncio - e anúncios contextuais, nos quais o Facebook mostra quais dos amigos do usuário gostam de determinada marca ou produto.

Só em 2010, e apenas com as duas primeiras modalidades, estima-se que o Facebook tenha lucrado mais de US$ 800 milhões. Entretanto, conforme disse David Parfect, diretor de vendas do Facebook no Reino Unido no Social Media World Forum, em 2011, uma única modalidade, o anúncio contextual, será capaz de superar essa cifra. Isso porque, de acordo com ele, essa modalidade é duplamente efetiva, uma vez que os usuários confiam mais em seus amigos do que nas empresas.

Outra fonte de renda da rede social são os acordos firmados com empresas como a Microsoft, que vende publicidade dentro do Facebook desde uma negociação feita em 2007. Só disso, o Facebook lucrou cerca de US$ 50 milhões em 2009.

Além desses acordos e dos anúncios, o Facebook ganha dinheiro, segundo a BBC, através de sua moeda virtual, o "Facebook Credicts", o qual permite ao usuário transformar o seu dinheiro real em um dinheiro virtual que lhe permite comprar inscrições em jogos, adquirir bens virtuais ou presentes para seus amigos. Não se sabe ainda quanto o Facebook pode ter ganhado com sua própria moeda, mas analistas acreditam que possa chegar a mais de US$ 100 milhões em 2011.

Ainda para 2011, David Parfect disse que a rede social espera que o Facebook Deals, serviço dá descontos aos usuários em negócios próximos de si só marcando sua presença no serviço Places, siga crescendo. Pois como disse Parfect, citando Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, "nós só percorremos 1% do nosso caminho".

Com informações do Terra.

domingo, 3 de abril de 2011

"O conceito de 4G é hoje uma piada", diz especialista

Operadoras estariam oferecendo serviço 4G com pior conexão do que o 3G.

Enquanto diversas companhias propagam a ideia da quarta geração de conexão, o 4G, a realidade pode mostrar um cenário bastante menos glamuroso do que o mostrado nas propagandas. De acordo com o especialista da Gartner falou à revista Wired, o conceito de 4G é hoje uma piada e, na melhor das hipóteses, não passa de puro marketing.

Segundo o site PcWorld, usuários dos smartphones Motorola Atrix com conexão 4G da At&T têm experimentado velocidades inferiores a do 3G. Conforme a Wired, a razão para isso é que a AT&T ainda não disponibilizou para estes usuários a capacidade total de download.

Para o site Huffington Post, o problema é que as operadoras ignoraram a definição de 4G na hora de fazer propaganda sobre a alta velocidade da conexão. Em novembro de 2010, tanto a AT&T como a Verizon e a T-Mobile disponibilizavam 4G que, segundo os padrões da União Internacional das Telecomunicações, não poderiam ser qualificadas como 4G.

Com informações do Terra.

sábado, 2 de abril de 2011

Anatel homologa o iPad 2 no Brasil

Novidade abre caminho para a chegada da segunda versão do tablet da Apple – que é mais leve e tem câmera para videoconferência – ao mercado brasileiro

Ao contrário da primeira versão, que levou quase oito meses para chegar ao mercado brasileiro, o iPad 2 não deve demorar muito para ser lançado no País. É que a Anatel acaba de homologar as versões Wi-Fi e Wi-Fi + 3G do equipamento, de acordo com os documentos do processo obtidos pela Macworld Brasil.

O mais recente tablet da Apple precisa receber a homologação por utilizar mecanismos de radiofrequência - conexão Wi-Fi e 3G. De acordo com a resolução 242 da Anatel, "a empresa ou pessoa que vender produto não homologado que seja passível de homologação está sujeita a multa e providências para apreensão”. Vale lembrar que a homologação não signfica a chegada imediata do equipamento às lojas. Mas, agora, só depende da Apple.

Apesar de a unidade brasileira da fabricante ainda não confirmar a data de lançamento do tablet no País, o iPad 1 chegou às lojas brasileiras cerca de três meses depois de ser homologado.

Com informações da UOL.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Windows Phone 7 atinge 11,5 mil apps em 1 ano

Desde o anúncio do Windows Phone, foram feitos mais de 1,5 milhão de downloads de ferramentas para desenvolvimento.

Com um ano de vida, o sistema operacional Windows Phone, da Microsoft, já tem 11,5 mil aplicativos disponíveis para download. O dado foi divulgado pela companhia em uma longa nota no blog oficial da plataforma, com o balanço dos últimos meses.

Em comparação a outras plataformas, 11,5 mil é quase nada - a Apple tem mais de 350 mil aplicativos disponíveis. "Desde o começo, quisemos focar em qualidade em vez de quantidade. Reconhecemos a importância de ter grandes aplicativos na nossa plataforma e não inflar de maneira artificial os apps disponíveis ao consumidor quando listamos 'papéis de parede' como categoria, ou talvez permitir que apps concorrentes de outras plataformas aumentem o 'peso'", escreveu Brandon Watson, da Microsoft.

No período desde o anúncio do Windows Phone, mais de 1,5 milhão de downloads de ferramentas para desenvolvimento foram feitos (com os programas Visual Studio Express e Expression Blend 4 para Windows Phone), com 36 mil desenvolvedores ativos na plataforma. A cada semana, são 1,2 mil novos desenvolvedores. E, dos 11,5 mil apps disponíveis aos consumidores, 7,5 mil são pagos, de acordo com a Microsoft.

Com informações da Reuters.